
Assistente Técnico Judicial
Recebeu "multa" da concessionária de energia? Ou teve prejuízos financeiros devido ao pico de energia? Podemos te ajudar!!
O que faz um assistente técnico?
É um profissional capacitado para auxiliar tecnicamente uma das partes (Autor ou Réu) no processo.
Queima de equipamentos
Em casos de queima de equipamentos , seja de uma residência ou de um local comercial, a origem pode estar relacionada com o fornecimento de energia da concessionária, o engenheiro eletricista é capaz de investigar as causas, que podem incluir sobretensão na rede elétrica, variações bruscas de tensão, defeitos na instalação interna ou falhas no próprio equipamento. Através de análise técnica pode ser gerado um laudo para ser usado no processo judicial ou o engenheiro pode ajudar na elaboração de quesitos técnicos após a perícia de um engenheiro nomeado pelo juíz.
Elaboração dos Quesitos Técnicos
São elaborados para questionar os laudos feitos pelo juiz para defender o consumidor de enventuais inconsistência no nexo de causalidade elaborado pelo perito, baseando-se nas normas da ANEEL.
Tipos de processos mais comuns
- Fraude no Consumo de Energia Elétrica
- Queima de equipamentos
- Incêndio com origem elétrica
Fraude no Consumo de Energia Elétrica
Os processos envolvendo fraude no consumo de energia elétrica requerem análise técnica especializada para comprovação das irregularidades.
O assistente técnico verifica os pontos investigados pelo perito (nomeado pelo juiz). O trabalho pericial inclui análise do histórico de consumo, verificação de irregularidades na instalação e cálculos de energia não faturada. O assistente técnico é essencial para o consumidor e o advogado contestarem as alegações indevidas ou questionarem os métodos de apuração utilizados para identicar a "adulteração".
Incêndio com origem elétrica
Em casos de incêndio, a origem pode estar relacionada com o instalação elétrica, o engenheiro eletricista é capaz de investigar as causas, que podem incluir sobretensão na rede elétrica, variações bruscas de tensão, defeitos na instalação interna ou falhas no próprio equipamento. Através de análise técnica detalhada, o profissional determinará a origem se é possível definir a origem do incêndio, caso seja elétrica e se sim onde foi, fornecendo subsídios técnicos fundamentais para o processo.
